ACADEMIA CELEBRA 23 ANOS
- Pedro Aragão
- 28 de ago.
- 2 min de leitura

A Academia Sambentuense de Artes e Letras comemorou, no sábado, dia 26 de abril, em um restaurante de São Luís, seus 23 anos de história. Fundada em 18 de abril de 2002, a ocasião celebrou a atuação da ASBAL ao longo de duas décadas, com destaque para as atividades que vêm sendo realizadas com o objetivo de manter sua expressão como panteão das artes e letras.
A presidente da Academia, Maria da Graça Costa e Costa, após a leitura de uma inspiradora poesia, destacou o avanço das atividades da Instituição, como o lançamento da Academia Sambentuense de Artes e Letras Juvenil, bem como a exitosa realização do Prêmio Literário da Academia Sambentuense de Artes e Letras – Troféu Nazaré Farias, que contou com mais de 60 inscrições oriundas de São Bento. Vale destacar que, mesmo indeferidas por razões previstas no edital, foram recebidas inscrições de todo o Brasil, inclusive uma de Portugal. Além disso, foi anunciada a edição impressa da revista Vozes Sambentuenses: Literatura & Arte.
O periódico trará todas as atividades realizadas pela Academia ao longo do ano de 2024. Foi feita uma homenagem ao confrade Álvaro Melo ao anunciar a entrega de uma compilação impressa para celebrar seus 85 anos, com fotos marcantes da sua vida e mensagens dos Acadêmicos.
O novo brasão da ASBAL também foi apresentado. O símbolo recém-criado da Academia incorpora elementos inspirados na Academia Maranhense de Letras; utiliza também o mesmo tom de azul e dourado do capelo da Academia Sambentuense. O brasão tem como inspiração o hino de São Bento, fazendo referência ao Sol, aos campos, ao trabalho(representado pelo pescador) e às aves (especialmente a jaçanã). O livro, presente no brasão, representa a tradição e remete diretamente à missão da Academia.
Comentários